Histórico

Encontros presencias: Em outubro de 2012, o I Encontro da Comunidade de Aprendizagem foi organizado, em São Paulo (SP), com a participação de 14 organizações – todas elas incluídas no mapeamento. Apesar do número relativamente pequeno de participantes, as primeiras oportunidades para a cooperação e o trabalho em conjunto já foram sendo estabelecidas durante o evento. O II Encontro aconteceu em maio de 2013, em São Luís (MA), já com 26 organizações presentes, e marcou o início de um debate mais aprofundado sobre a ideologia do grupo, assim como a construção de uma estrutura capaz de sustentar a Comunidade.

Encontros virtuais (via Skype) entre os participantes começaram a acontecer com certa frequência a partir desse evento. O III Encontro da Comunidade teve lugar em novembro de 2013, em Porto Alegre (RS), com 26 organizações. Através do Encontro, os membros definiram o Modus Operandi do coletivo (missão, visão, valores, ferramentas para comunicação, eleição de representantes regionais e critérios para afiliação de novos membros), planejaram ações conjuntas para 2014, e trocaram experiências e conhecimento.

Em março de 2014, foi organizado o IV Encontro da Comunidade, no Rio de Janeiro (RJ). Mais de 20 organizações participaram do evento (incluindo instituições observadoras e educadores físicos), que foi caracterizado, principalmente, pelo empoderamento dos membros. As apresentações foram elaboradas e realizadas pelas próprias organizações, sobre temas previamente selecionados, por elas mesmas (Ingresso e Adesão de Novos Membros, Captação de Recursos, Combate ao Abuso Sexual e Metodologia do Futebol3).