Membros

 

Saiba mais sobre cada um dos membros da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento:

 

Ação Social do Planalto – Brasília/DF
A ASP, desde 1963 oferece além do ensino básico e profissionalizante, oficinas gratuitas de atividades esportivas artísticas, cívicas religiosas, refeições, casa de acolhimento, gabinete dentário, apoio psicológico e orientações de higiene.
http://www.acaosocialdoplanalto.org.br/

 

ACS (Associação Conexão Social) – Lagoa de Itaenga/PE
ACS é uma instituição sem fins lucrativos e não governamental que desenvolve trabalhos com crianças e adolescentes em Lagoa de Itaenga, em Pernambuco
http://aconexaosocial.blogspot.com.br/

 

Apec (Associação Pro-Esporte e Cultura) – Ribeirão Preto/SP
Foi fundada em 1996, busca implantar e coordenar projetos sociais de cunho esportivo e cultural, beneficiando crianças e adolescentes menos favorecidos, matriculados em escolas públicas da periferia.
http://www.proesporte.org.br/

 

Ajax-DF
A história do Ajax-DF, escolinha de futebol do Cruzeiro, começou com um grupo de apaixonados por futebol, que se reuniam para treinar futebol. O projeto cresceu e hoje atende aproximadamente 800 alunos de várias esferas sociais, com idades entre 4 e 17 anos.
https://www.facebook.com/AjaxFutsalDF/?fref=ts

 

Associação Cristã de Moços (ACM) – Porto Alegre/RS
Foi fundada na Inglaterra, em 1844, chegou ao Rio em 1893, é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins lucrativos. Tem como missão promover o desenvolvimento humano, através da qualidade de vida e dos valores cristãos.
http://www.acm-rs.com.br/portal2/

 

Associação Estrela Sports – Rio de Janeiro
A Associação Estrela Sports trabalha com esporte e equidade de gênero no Rio de Janeiro, com foco na comunidade da Rocinha, uma das maiores da América Latina.
https://www.facebook.com/aestrelasports/

 

Associação Transforma Vidas – Brasília/DF
A Associação Transforma Vidas é uma associação com ações sociais e humanitárias, de caráter filantrópico e beneficente, que tem como principal objetivo promover a socialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, através da prática do esporte inclusivo, favorecendo a diminuição das desigualdades.
http://www.agap-df.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=245&catid=245

 

Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável)– São Gonçalo
Foi criado em 1998, com o objetivo de interagir com agentes locais, governos e instituições, contribuindo para sua organização e capacitação. Já ajudou cerca de 500 mil beneficiários realizando projetos em quatro eixos: Educação e Cidadania, Inclusão e Bem Estar, Desenvolvimento Integrado, Empreendedorismo e Desenvolvimento Comunitário. Busca articular forças, aportar metodologias e gerar conhecimento, para empoderamento dos indivíduos.
http://www.cieds.org.br/

 

Cufa (Central Única das Favelas) – Fortaleza/CE
Foi criada em 1998 a partir da união entre jovens de várias favelas. As ações realizadas pela ONG estão presentes em 300 favelas, com atividades culturais e esportivas, também promove oficinas educativas para moradores de favelas em 27 estados e até em outros países. Foram cerca de 96 mil jovens ajudados e se destaca por alguns projetos, como a Taça das Favelas, torneio de futebol disputado por times formados nas comunidades.
http://www.cufa.org.br/

 

Esporte Clube 2014 – Porto Alegre/RS
É um projeto realizado em algumas regiões de Porto Alegre e alguns bairros de Viamão, beneficia cerca de 150 jovens. Tem como objetivo dar condições para que crianças, jovens e adolescentes de regiões menos favorecidas, desenvolvam a prática esportiva, tirando-as da ociosidade, evitando o contato com drogas e situações de vulnerabilidade.
https://www.facebook.com/eclube2014/

 

Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente – Eprocad – Santana de Parnaíba/SP
Desde 2001, a Fundação tem objetivo de contribuir com a inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias, por meio do esporte, educação e cultura, possibilitando autonomia de participação na sociedade.
http://www.eprocad.org.br/

 

Fundação Gol de Letra – São Paulo/SP
Fundada em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, buscando através do esporte contribuir com a educação de jovens socialmente vulneráveis, para que eles tivessem mais oportunidades e perspectivas de vida.
http://www.goldeletra.org.br/

 

Futebol de Rua – Curitiba/PR
A ONG foi criada em 2006 com a missão de inclusão social através da prática esportiva,
mas motivando o participante a permanecer na escola, dar orientação técnica e realizar acompanhamento profissional para as crianças e jovens. Além do Paraná, a organização também atua em escolas de São Paulo e Rio de Janeiro, com 17 núcleos atuantes no total. O público-alvo da entidade são crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos, de ambos os sexos, em situação de risco e exclusão social estudante da rede pública.
http://www.futebolderua.org/

 

Idesca (Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura da Amazônia) – Manaus/AM
O Idesca é uma ONG fundada em 2010, atua em áreas excluídas da Amazônia em zonas urbanas, rurais e indígenas com projetos para a inclusão social de crianças e adolescentes. Fazem isso por intermédio da educação, cultura, arte e do desporto, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional.
http://idesca.org.br/site/

 

IFA (Instituto Fazer Acontecer) – Salvador/BA
O IFA foi fundado em 2003 na capital baiana, mas hoje leva sua metodologia para outros municípios do semiárido e de zonas rurais. Oferece oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades pessoais aos jovens participantes do programa, promovendo atividades esportivas e de formação para a cidadania para jovens que residem em zonas com baixo IDH. Desta forma, já atenderam mais de 6 mil meninos e meninas.
http://fazeracontecer.org.br/

 

Inappes (Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais) – Brasília/DF
Desde 2005 seu foco é contribuir para a transformação de crianças e adolescentes, promovendo atividades que as eduquem esportiva, cultural e socialmente, com ênfase na ética, na paz, na cidadania e na defesa dos direitos humanos, tendo como alvo a sua inclusão na sociedade.
http://www.inappes.org.br/

 

Instituto Companheiro das Américas – Rio de Janeiro/RJ
Atua há mais de 40 anos com objetivo de conectar pessoas e organizações para servir e transformar vidas através de parcerias, desta forma promove mais engajamento comunitário e empregabilidade. Funcionam em 16 países e beneficiou mais de 13.000 jovens em situação de risco social em zonas urbanas e rurais. No Brasil, trabalha usando esporte como ferramenta para o desenvolvimento social, especialmente da juventude de baixa renda.
http://www.companheiros.org.br/

 

Instituto Elo Amigo – Iguatú/CE
Fundado em 2001 no Ceará, desenvolve projetos de agroecologia familiar e convivência com o semiárido, empreendedorismo e juventudes. Atua para a construção de programas e políticas que atendam as necessidades e contribuam para o fortalecimento do potencial transformador de juventude cearense.
http://www.eloamigo.org.br/

 

Instituto Floravida – Parnaíba
Foi fundado em 2002, busca contribuir com a transformação socioambiental das comunidades envolvidas, promovendo a educação, a cultura e a biodiversidade. Atua a partir de diferentes projetos com os três setores da sociedade, contribuindo com a sustentabilidade das regiões de atuação, planejando e executando ações onde o poder público não consegue atuar, dando assim sua contribuição para consolidação dessas políticas dentro da sociedade.
http://www.floravida.org.br/

 

Instituto Formação – São Luís/MA
É uma instituição criada na década de 80 motivada pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões maranhenses, empobrecidas pela ausência de políticas públicas. Atua nas áreas de educação, agroecologia, comunicação social, economia e políticas de cultura e de esportes e lazer. Os fundadores realizaram sua trajetória profissional em universidades públicas, meios de comunicação, órgãos públicos de educação básica e organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos.
http://formacao.org.br/site/

 

Instituto Particypar – Rio de Janeiro/RJ
A escolinha foi criada em 1988, na comunidade do Vidigal, pelo professor Paulo Cypa, ele utiliza o futebol para passar diversos ensinamentos para os alunos a respeito de educação, saúde, sexo, droga, entre outros. Tendo em vista a realidade de muitos jovens da comunidade, o projeto tem como objetivo evitar que eles se desvirtuem criando um espaço para aprenderem coisas boas.
https://www.facebook.com/escolinhadocypa/?fref=ts

 

Instituto Promundo – Rio de Janeiro/RJ
Atua em mais de 22 países, foi fundada no Brasil em 1997 buscando promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência com foco no envolvimento entre os gêneros e na transformação de masculinidades. Estimula intervenções em grupos com homens e mulheres, campanhas, metodologias educativas e diálogo com instituições e governos para influenciar políticas e ampliar programas que proporcionem mudanças sociais.
http://promundo.org.br/

 

Juventude Gonçalense – São Gonçalo
É uma ONG fundada em 1995 que participa de diversos campeonatos regionais e atende atualmente cerca de 70 crianças de comunidades carentes do município de São Gonçalo ajudando na educação por meio do futebol e buscando despertar o potencial desses jovens.
https://www.facebook.com/pages/Membro-do-Instituto-Socal-Esportivo-Juventude-Gon%C3%A7alense/577555648970118?pnref=about.overview

 

Karanba Associação Filantrópica – São Gonçalo/RJ
O projeto social Karanba foi iniciado em 2006, buscando ajudar crianças e adolescentes de favelas, oferecendo-lhes oportunidade de educação e desenvolvimento pessoal através de um programa de atividades variado utilizando principalmente o futebol. Atualmente, auxiliam mais de mil crianças e adolescentes de vários bairros do Rio de Janeiro.
http://www.karanba.com/

 

love.fútbol Brasil – Recife/PE
A love.fútbol começou em Marrocos, sua atuação no Brasil é em Recife e mobiliza comunidades para planejar e construir quadras e campos de futebol com as próprias mãos, como um esforço para garantir o direito de jogar, dando oportunidade de colocar em prática habilidades, ideias e talentos locais, fomentando a organização comunitária e contribuindo para que os moradores sejam capazes de se articular e realizar ações de forma autônoma, como seus próprios agentes de impacto positivo.
http://www.lovefutbolbrasil.org/

 

Projeto Beira da Linha – João Pessoa/PB
O projeto chegou ao Brasil em 1978 se instalando na região Nordeste com a finalidade de atuar nas camadas mais carentes. Na Paraíba começou em 1989, foram criadas condições para promover uma intervenção de forte impacto social, trabalhando no âmbito educativo, oferecendo: o letramento, incentivo ao esporte, cursos profissionalizantes e encaminhamento do adolescente aprendiz ao mercado de trabalho, para crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, a fim de exercitar a consciência crítica e a capacidade criativa.
http://www.projetobeiradalinha.org.br/

 

streetfootballworld Brasil – Rio de Janeiro/RJ
A ONG trabalha com futebol para o desenvolvimento social desde 2002, impactando em mais de 60 países e 110 organizações. No Brasil desde 2010, divide seu trabalho em 4 grandes programas – Articulação de Redes, Aqui Todo Mundo Joga, Mulheres no Esporte e Inovação – construindo projetos em diversas áreas de atuação. Atualmente, o impacto no país é de 150 mil beneficiários e 30 organizações não-governamentais.
http://sfw.org.br/

 

Urece Esporte e Cultura – Rio de Janeiro/RJ
A Urece foi fundada em 2005, desenvolve treinamentos esportivos, oficinas e projetos especiais para pessoas com deficiência visual de todas as idades, promovendo a inclusão social e proporcionando autonomia como indivíduos participativos na sociedade. Participa de competições nas modalidades: Futebol de 5, Goalball, Atletismo e Natação, seus atletas já conquistaram 7 medalhas paralímpicas.
http://urece.org.br/site/