Sobre Nós

A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE FUTEBOL PARA O DESENVOLVIMENTO
Nossa Comunidade de Aprendizagem representa a mais ampla rede nacional de organizações que trabalham com o futebol para o desenvolvimento, reunindo cerca de 30 instituições de todas as regiões do Brasil, que se conectam regularmente – por meios virtuais e presenciais – para cooperar, compartilhar informações e buscar oportunidades para o trabalho em conjunto.

Para nós, futebol e direitos humanos são conceitos inseparáveis. Entendemos que a prática do futebol (e do esporte, como um todo) é um direito humano fundamental de todos e de todas nós, garantido por lei, inerente à dignidade da pessoa humana. Além disso, a Comunidade utiliza o próprio futebol para promover os direitos humanos, como os direitos das crianças e dos adolescentes, ao desenvolvimento, à saúde, à educação e ao trabalho.

Clique aqui para conhecer os membros da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento.

slider3

 

HISTÓRICO

Em 2010, a streetfootballworld realizou um estudo sobre os mais variados atores que trabalham no setor do futebol para o desenvolvimento no Brasil. O “Mapeamento de Organizações da Sociedade Civil, Políticas Públicas, Financiadores e Produção Científica no Campo do Futebol para o Desenvolvimento Social”, publicado em 2012, ajudou a identificar um cenário com grande potencial para trocas de conhecimento, intercâmbios, debates sobre temas relevantes e outros níveis de parceria. Com o mapeamento concluído, o pontapé inicial para a criação da Comunidade de Aprendizagem havia sido dado oficialmente.

 

ENCONTROS E RESULTADOS
Até o presente momento, foram realizados 8 Encontros da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento. Durante esses encontros, as organizações têm a possibilidade de trocar experiências, compartilhar dúvidas, fomentar parcerias e propor soluções para os desafios encontrados no meio do futebol para o desenvolvimento em suas respectivas regiões, ou no país como um todo.

Na maioria das vezes, o evento é co-organizado por uma organização-membro localizada na cidade do encontro. O Encontro também dá a oportunidade para que toda a rede conheça projetos e atividades implementadas por essa organização. Os temas são previamente acordados pelos membros, assim como o cronograma a ser seguido.

 

I Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 1º encontro

Em outubro de 2012, em São Paulo (SP), aconteceu o I Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, com a participação de 14 organizações. Foi iniciada a discussão sobre qual seria a melhor estrutura daquele grupo de organizações, assim como a maneira mais prática e produtiva para seu funcionamento.

 

II Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 2º encontro

Durante o II Encontro da Comunidade de Aprendizagem, realizado em maio de 2013, em São Luís (MA), a Comunidade começou a dar claros sinais de crescimento em termos quantitativos, somando um total de 26 organizações participantes . No entanto, era claro que a construção ideológica do coletivo, assim como a formação de uma estrutura capaz de sustentar sua continuidade, estava apenas começando. Foram criados grupos temáticos, cada qual encarregado de debater e desenvolver um plano mais concreto em relação à:

• Carta de Princípios: destacar os princípios e valores da Comunidade;
• Propósito Institucional: descrever o objetivo primordial da existência da comunidade;
• Arquitetura (Estrutura): dialogar sobre a melhor estrutura, composição e abrangência do grupo;
• Liderança: discutir o modelo mais apropriado de funcionamento da liderança do coletivo.

Mesmo após o término do Encontro, os debates iniciados em torno desses tópicos tiveram seguimento, por meio de reuniões virtuais (via Skype) – facilitadas pela streetfootballworld -, nas quais as ideias foram sendo aprofundadas e refinadas.

 

III Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 3º encontro

O III Encontro da Comunidade de Aprendizagem ocorreu em novembro de 2013, em Porto Alegre (RS). O evento conseguiu trazer resultados mais concretos para o estabelecimento de uma melhor estrutura e de um funcionamento mais prático para o grupo.
• O Modus Operandi da Comunidade foi estabelecido (definição da missão, da visão e dos valores do grupo, escolha do facebook como ferramenta principal para comunicação virtual, e eleição dos representantes das cinco regiões do país);
• Ações conjuntas entre membros foram planejadas (as principais atividades planificadas para cada organização em 2014 foram especificadas em um calendário);
• Espaços de trocas de experiências foram criados (os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar desafios, dúvidas, experiências e casos de sucesso).

 

IV Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 4º encontro

O IV Encontro da Comunidade de Aprendizagem aconteceu em março de 2014, no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi marcado por apresentações e debates sobre a captação de recursos e sobre o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, além da elaboração conjunta de um Manifesto para o Dia do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento. Um treinamento sobre o uso do futebol3 também foi implementado, para que todas as organizações obtivessem o conhecimento básico dessa metodologia socioeducativa. Em relação ao desenvolvimento operacional da Comunidade, os principais resultados do Encontro foram:
• Criação de critérios para adesão à Comunidade: Somente pessoas jurídicas; ONGs formalmente constituídas, universidades e órgãos de governo que trabalham com o futebol e outros esportes para o desenvolvimento social (e não somente com o futebol competitivo); Mínimo de um ano de experiência de trabalho no meio, e limite somente para encontros físicos da Comunidade.
• Elaboração do processo de adesão: Uma organização interessada deverá enviar uma carta de interesse ao Coordenador de sua região, que por sua vez, preencherá o Formulário de Adesão (acordado pelos membros) e os submeterá ao Comitê Nacional (Coordenadores Regionais e streetfootballworld Brasil).
• Criação de critérios para a permanência dos membros na Comunidade: Participação contínua em encontros virtuais e presenciais (ausências devem ser justificadas); Participação nas atividades da Comunidade e alinhamento com a Missão, Visão e Objetivos da Rede; Apresentação de relatórios anuais de atividades; e Comprometimento com a Rede, e respeito às regras estabelecidas.

 

V Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 5º encontro

O V Encontro da Comunidade de Aprendizagem foi realizado entre 8 de 10 de outubro de 2014, em Fortaleza (CE). O encontro recebeu a visita do professor João Batista Freire, referência na área de esporte educacional no Brasil, que apresentou sobre o direito de brincar e a importância do esporte para o desenvolvimento da criança e do jovem. Durante o encontro, também ocorreu uma capacitação sobre o futebol3 para professores de educação física e representantes das 10 ONGs da Comunidade de Aprendizagem selecionadas no edital Estádio Futebol3 (parceria entre a streetfootballworld, o Instituto Formação (MA) e a Sony).
Grande parte do evento foi dedicada ao projeto Cartão Vermelho para a Violência Doméstica, viabilizado pelo Fundo Elas, com o objetivo de fortalecer as capacidades de profissionais de educação física e de educadores para lidar com o enfrentamento da violência doméstica em suas atividades cotidianas de educação. Uma capacitação intensa sobre o tema de gênero e da violência doméstica foi realizada (I Ciclo de Debates), com os principais temas abordados:
• Histórico da Violência Doméstica;
• Rede de Proteção (Promoção, Defesa, Controle);
• Atendimentos e Denúncias (Delegacias Especializadas, Delegacias Comuns, Conselhos Tutelares, CREAS/CRAS);
• Uso de atividades físicas para trabalhar o gênero.

 

VI Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 6º encontro

O VI Encontro da Comunidade de Aprendizagem ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) entre 24 e 26 de março de 2015, e teve como principais tópicos: questões de gênero e de enfrentamento da violência doméstica (última etapa do projeto Cartão Vermelho para a Violência Doméstica), incidência da Comunidade de Aprendizagem em políticas públicas e sustentabilidade do coletivo.
O Projeto Cartão Vermelho para a Violência Doméstica teve seu II Ciclo de Debates, com destaque para uma capacitação sobre gênero e sobre a história da mulher no futebol brasileiro. Durante a avaliação final do projeto e de seu impacto em cada organização implementadora, pudemos destacar:
• 5.000 cartilhas educativas sobre o uso do futebol no combate à violência doméstica produzidas e distribuídas de acordo com a demanda das organizações; e
• Eventos em Cascata, nos quais várias organizações implementaram atividades locais sobre o tema (caminhada contra a violência doméstica, teatro, debate com órgãos públicos e sociedade civil, capacitação, atividades de futebol3, etc).
Em relação à incidência da Comunidade de Aprendizagem em políticas públicas, vale destacar os seguintes pontos levantados pelo grupo:
• Importância de fazer parcerias com as prefeituras locais (ex: aplicação da metodologia do futebol3 em escolas públicas);
• Participação nos conselhos municipais, levantando a bandeira do esporte educacional;
• Intercâmbio com outras redes para o fortalecimento do da causa;
• Diálogo com o governo federal;  

Dois itens foram destacados em relação ao tema da sustentabilidade da Comunidade:
• Primeiramente, o grupo debateu sobre a criação de um fundo. Ele seria utilizado somente em situações emergenciais, onde não houvesse recurso financeiro previsto nos projetos que sustentam a Comunidade. O funcionamento do fundo ainda está em fase de debate e construção (adesão, contribuição mensal, criação de selos, etc);
• O segundo item discutido foi a apresentação de projetos (padronizados) pelos membros, para inserção em leis (locais) de incentivo ao esporte. Alguns desses projetos já foram elaborados, de forma generalizada. Agora, cabe a cada organização adaptá-los às suas realidades locais e apresentá-los para uma possível aprovação em lei.

 

VII Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 7º encontro

O VII Encontro da Comunidade de Aprendizagem reuniu 25 organizações entre os dias 10 e 12 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Além das já tradicionais trocas de experiências entre as organizações do grupo – provenientes de todas as regiões do Brasil -, o evento ficou marcado pelo compromisso dos membros com a Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento (CdA) e o desejo concreto de encontrar maneiras para que ela se torne sustentável. A criação de um Fundo de Solidariedade, que visará auxiliar no processo de sustentabilidade do coletivo, marcou o ápice do encontro, com aprovação unânime dos presentes, depois de mais de um ano de discussões sobre o assunto.

Durante o encontro foram discutidos também o planejamento estratégico da CdA para os próximos anos, uma apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o uso de mídias sociais e a captação de recursos humanos e financeiros, por meio de programas de voluntariado e de crowdfunding. Pudemos conhecer o trabalho do novo membro Gol Transformando Vidas, de Brasília (DF), a estrutura de um dos projetos implementados pelo Cieds, na cidade, e visitar o trabalho de Paulo Cypa, na comunidade do Vidigal. As eleições definiram os coordenadores regionais e suplentes para os próximos dois anos.

 

VIII Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento
Clique aqui para ver o relatório do 8º encontro

O 8º Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento foi realizado em Brasília (DF), entre 25 e 27 de abril de 2016. Neste encontro, 25 membros participaram. Além das habituais apresentações regionais, o coletivo teve a oportunidade de aprofundar o planejamento estratégico da CdA para os próximos cinco anos. Esse processo teve seu ponto de partida no 7º encontro, em novembro de 2015, e foi articulado em diferentes grupos de trabalho, que se reuniram virtualmente diversas vezes até chegar à proposta atual, expressa neste relatório. Muito além do planejamento em si, o que se pode perceber no 8º encontro foi o amadurecimento da CdA, relatado por diversos membros em conversas e no questionário de monitoramento.

Também houve várias discussões sobre os próximos passos para a finalização e a disseminação da Apostila de Multiplicadores de Futebol para o Desenvolvimento, que foi a primeira publicação lançada pelo coletivo, reunindo material teórico e prático sobre o uso do futebol para abordar diferentes temas, como enfrentamento ao racismo, gênero, meio ambiente, dentre outros.

Outro passo importante foi a aproximação da CdA com o Ministério do Esporte. Fomos recebidos por representantes da Lei de Incentivo ao Esporte, momento muito produtivo para troca de informações sobre o trabalho em rede e o potencial da lei para viabilizá-lo. Estar em Brasília também nos deu a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais (Inappes), coordenador da região centro-oeste da CdA e nosso anfitrião local. Foi ainda uma oportunidade de visitar o estádio Mané Garrincha e dar as boas-vindas a um novo membro da CdA, o Ajax, ONG que atua no Distrito Federal.

a-comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

missao-visao-e-valores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A governança da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento é separada em alguns cargos:

• Secretaria-executiva
• Coordenadores regionais
• Fundo Solidário: Conselho Gestor, Administrador e Conselho Fiscal.
• Grupos de Trabalho (Comunicação, Sustentabilidade, Incidência Política, Produção de Conhecimento, Governança)